quinta-feira, 19 de março de 2009

Estufas

Adpatado de Atelier do Bonsai - Forum (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9564) e Bonsai Milenar - Propagação - Estacas (http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=3193)

Vamos ilustrar o processo de como fazer uma estufa usando garrafas pet. A estufa é um ótimo processo para pegamento de estacas, pois aumenta a temperatura e a úmidade, dois fatores muito importantes para o enraizamento:

Foto 1: Escolha duas garrafas pet de diâmetros diferentes;


Foto2: Corte as garrafas de forma que uma possa vestir dentro da outra, por isto que os diâmetros tem que ser diferentes. Lembre-se de fazer furos para o escoamento da água;


Foto3:Veja como ficará o conjunto montado;


Foto4: Corte a estaca e deixa-a pelo menos 2 horas de molho em hormônio enraizador. Encha a parte de baixo da estufa com areia;


Foto 5: Plante a estaca na areia como mostra a figura;


Foto 6: Veja o conjunto já pronto como ficou. O uso da tampinha é opcional. Em temperaturas baixas use a tampinha, em temperaturas altas é melhor sem ela. Mantenha o conjunto à sombra e a areia sempre úmida. O conjunto por ser transparente vai mostrar as raízes quando surgirem. Deixe a plante emitir um bom número de raízes antes de retirar da estufa. Para retirar é melhor cortar a estufa com uma tesoura.



Lembre-se que uma planta aclimatada em estufa deve ser retirada deste meio aos poucos. Se constatar que a planta já possui um bom número de raízes, substitua a parte de cima por um saquinho plástico transparente e vá cortando um pedaço a cada dia para a planta acostumar com a temperatura externa.

Se você quiser pode esterelizar a areia colocando-a num forno antes do plantio.
A estufa se torna ainda mais importante nas regiões frias. Ela aumenta a temperatura interna e mantém o teor de umidade condições propícias ao enraizamento.

Quando a estaca for muito grande para a pet , use uma vaso maior e finque quatro estaquinhas formando um quadrado no vaso e vista um saco plástico transparente . Fure um pequeno buraco para poder regar e coloque o conjunto à sombra.
Ao cobrir a planta com o saco plástico você cria o ambiente de estufa. Lembre-se para retirar a planta da estufa corte um pedaço da cobertura diariamente para a planta se aclimatar com o ambiente externo.

Outras estufas
1. Estufa grande na varanda (estante de metal coberta com plástico à volta)
Imagem

2. Estufa com caixa dos correios encontrada e cobertura feita por mim (estacas de acer e figueira)
Imagem
Imagem

3. Estufa com caixa de frango do pingo doce (serissa estacas)- o frango assado...hehe
Imagem
Imagem

4. Vaso com cobertura (estaquinhas de oleo e 1 de berberis xmedia)
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores