terça-feira, 31 de março de 2009

Por onde começar a cultivar bonsai

Adpatado de Nipon Bonsai (http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=130)

Muitas vezes, ao iniciar na arte, cometemos erros por não sabermos algumas questões básicas. Aqui propomos algumas questões a serem observadas:

São muitas as questões a serem observadas no início do cultivo de bonsai. Contudo, antes de mais nada, vamos ao mais importante:

1. Local de cultivo:

Bonsai precisa de luz solar. Por isso, ele deve ser cultivado fora de casa. Um viveiro, uma varanda, uma sacada... são opções.

2. Cuidados: Agua, adubo, tipo de terra, podas... vc encontra essas informações no nosso site, na sessão "dicas", e no forum. (sugerimos que se cadastre no forum, e lá pode contar com apoio e ajuda de bonsaistas de diversos locais!)

3. Material: Ao adquirir uma muda para bonsai, procure aquelas de folhas pequenas, e de fácil cultivo. Para iniciar, evite os juníperus e os pinheiros, pois são complicados e demorados para dar resultado. (sugiro: Serissa, Carmona, Ficus, jabuticaba, pitanga, buxus, ulmus). Procure adquirir mudas de fornecedores idôneos. Nem tudo o que está num vaso de bonsai é bonsai.

4. Saiba a diferença entre bonsai, pré-bonsai e muda.

Bonsai: planta já estilizada, em vaso de cerâmica, com no mínimo 3 anos de cultivo.

Pré-bonsai: planta sendo preparada para ser bonsai, com podas preparatórias, escolha de galhos e adaptada ao vaso (mesmo estando em vaso plástico).

Muda: é o que encontramos em floriculturas. são plantas sem preparo para ser bonsai, que precisam de maior tempo de treinamento antes de se tornar bonsai. Muitas vezes encontramos materiais bons, mas precisa garimpar.

5. O que observar ao adquirir um bonsai, pré, ou muda:

a) nebari: a parte das raízes que ficam acima do solo - procure plantas com raízes para todos os lados do tronco (pode usar um palito de madeira, e remover um pouco a terra.

b) tronco: procure plantas com bastante curvas, poucas marcas de cortes (cicatrizes), que vá afinando aos poucos até a ponta (conicidade).

c) galhos: procure plantas com galhos em todos os sentidos, e não muito grossos. De preferência que tenham folhagem próximo ao tronco.

d) Saúde: procure plantas que estejam com boa saúde, isentos de pragas. Uma planta com boa brotação facilita o trabalho.

6. Procure ler muito, especialmente em fóruns, sites, e bons livros. Um curso é essencial para quem quer se aprofundar.

7. Bonsai tem estilos, técnicas e formas diferentes de serem trabalhados, variando da planta, espécie, forma do tronco, época do ano. Isto deve ser estudado, e pesquisado. Para isso, lembro mais uma vez, temos nosso forum a disposição para tirar dúvidas!

Valdir Hobus (vhobus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores