segunda-feira, 16 de março de 2009

Osmocote

Adaptado de Clube do Bonsai de Ribeirão Preto (http://www.bonsairp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30:osmocote&catid=6:dicas&Itemid=16) e Fórum do Atelier Bonsai Brasil (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=1)

Os osmocote é tipo de fertilizante de liberação lenta e controlada que trabalha através do sistema de osmose, liberando seus nutrientes de forma progressiva e durante aproximadamente 120 dias.

O adubo tipo osmocote consiste de um único, revestimento de resina que encapsula uma esfera quase perfeita de NPK - nitrogênio, fósforo e potássio. Este revestimo (capsula) é biodegradável.

Como a liberação é lenta e progressiva, ele é recomendado para a fase de crescimento da planta e com isso temos uma grande redução das queimas de raízes, devido ao excesso de nitrogênio ou outros componentes encontrados em outros tipos de adubo.

Segundo a empresa detentora da patente do adubo, o osmocote uma vez aplicado ao solo, só absorve a umidade do solo quando a temperatura chega aos 50 graus. Fora desta condições a única forma de absorção de umidade, seria através da irrigação sobre os grãos. É importante ressaltar que a tecnologia aplicada ao adubo promove a adequada absorção de água e nada mais que o necessário, mesmo que imerso dentro de um recipiente com água, a quantidade absorvida por cada cápsula será a mesma de uma irrigação normal.

Diferente os revestimentos quebradiços dos antigos adubos de liberação lenta, a sua capsula biodegradável promove a completa absorção e durabilidade do efeito.

Os macro nutrientes são NPK -Nitrogênio, Fósforo e Potássio; os micro são: Ferro, magnésio, zinco, boro, cálcio, manganês etc... Para complementar, informo que no caso do 15-9-12 ele têm micronutrintes, sendo que as demais formulações só tem o NPK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores