terça-feira, 31 de março de 2009

Estética do Bonsai

Adaptado de Arvorezinhas - Estética do Bonsai (http://raizesbonsai.vilabol.uol.com.br/dicas.htm)

Raízes:

http://raizesbonsai.vilabol.uol.com.br/dicas.htmO Bonsai, como uma casa, necessita uma boas fundações. Tudo que for feito no sentido de melhorar a estrutura radicular, será refletido na árvore toda. Uma estrutura saudável da raiz é a combinação de bom alimento e um bom substrato (composto que forma a terra). As raízes junto ao tronco devem ser expostas, isso dá aquela sensação de árvore adulta, poderosa bem presa à terra. Esse conjunto de raízes acima do solo, juntas ao tronco é chamado de "Nebari".
Tal como os ramos, as raízes devem estar no sentido radial em torno ao tronco como os raios de uma roda. A estrutura da raiz deve estar o mais perto da árvore quanto possível, isto é, não devem ser demasiado longas, sem se aglomerarem no interior do vaso, também devemos evitar o cruzamento das raízes, dembaraçando-as com um palito ou com um Rake (garfo próprio para isso).
A estruturação das raízes, deve ser feita no sentido lateral, cortando-se as raízas que cresçam para baixo (raízes pivotantes), que são as raízes responsáveis pela firmeza da árvore ao solo, por esse motivo sempre amarramos o bonsai ao vaso, quando trocamos sua terra.

Raiz originalmente no solo
Raiz após o corte da pivotante

Na figura abaixo vemos um sequência para melhorar a estrutura das raízes de um bonsai, trazendo-as para o mais perto possível do tronco. As podas devem ser parciais, esperando-se a recuperação das raízes podadas anteriormente, para cortamos outras raízes.
(a) É como a árvore era inicialmente no momento da compra como planta de jardim ou colhida na natureza. (b) Mostra a árvore na primeira poda. Diversas raízes principais foram cortadas e tratadas com hormonnio de radicular. (c) é a árvore passado um ano. Já se notam novos rebentos nas partes cortadas. (d) mostra os cortes restantes das raízes iniciais, também estes foram tratados. (e) o resultado final, uma estrutura radicular boa e bem próxima ao tronco.

Tronco e Galhos:
O tronco é a base da árvore, transmite uma sensação de firmeza e elegância, devemos procurar as mudas para o noso bonsai, que tenham um tronco mais grosso e de formato Cõnico, ou seja, com abase larga e a parte superior mais fina e que tenho uma boa estruturação de galhos, comgalhos nas laterais e nos fundos, fica muito feio um bonsai se profundidade. Na frente do bonsai, os galhos que venham em direção aos olhos do onservador, devem ser evitados nos dois terços inferiores da planta, sendo aceitos no terço superior da mesma, a visão frontal do bonsai deve mostrar toda estrutura do tronco, o primeiro galho deve estar localizado em um terço do tamanho da árvore (de baixo para cima), cada galho deve ser mais fino que o galho abaixo abaixo dêle, evite o cruzamento dos galhos. Devemos evitar deixar os galhos com um espaçamento muito uniforme,isso deixaria nosso bonsai com uma aparência muito artificial

Tronco visto de frente, (note a conicidade)
Tronco visto de cima com a estrutura dos galhos bem distribuída

Note como o espaçamento uniforme do tronco deixa o bonsai artificial, já um espaçamento menos regular, proporciona uma grande beleza e graça a ele.

Observe o primeiro galho (de baixo para cima), começando em um terço da altura do bonsai e observe também a estruturação ideal da copa do bonsai, note que na frente do bonsai não existem galhos, justamente para mostrar a estrutura do tronco e dos galhos.

Vaso:
A árvore deve ser plantada no vaso de forma que permita que as raízes grossas junto ao tronco sejam visíveis. Este é o segredo para conferir uma aparência de mais velho ao bonsai.
Uma árvore com forma geométrica requer um vaso retangular, quadrado ou hexagonal, enquanto que uma planta com formas suaves e arredondadas ficará melhor em um vaso com formas ovais ou redondas.
O vaso dão deve nunca ser maior que a copa da árvores.
A árvore deve ser posicionada no vaso de modo que o tronco não fique no centro. Para encontrar a posição adequada recorremos a uma regra matemática que é utilizada no desenho e na pintura, o chamado ponto de ouro. Deve existir um eixo imaginário no centro do tronco que defina a distância entre ele as bordas do vaso achando as duas seções, (A) e (B). A diferença entre a seção mais pequena (A) e a maior (B) deve ser em proporção iguais á maior (B) com o todo (C).

No entanto nada disto se aplicará aos vasos redondos, exagonais ou octogonais, nêles você deve sempre plantar a árvore no centro.

Estilos:
Evite comprar mudas com o troco muito reto, pois elas só se adaptariam ao estilo Formal Reto (Chokkan), já uma muda de troco sinuoso ou inclinado, pode ser utilizada em vários estilos.(clique aqui para ver uma explicação mais detalhada sobre estilos)

Envelhecimento:
Nem sempre o mais importante eu um bonsai é sua idade real, mas sim a idade que ele aparenta ter, os grandes mestres conseguem fazer suas árvores terem sempre uma aparência de bem mais velhas, existem várias técnicas para isso, a mais simples é baixar um pouco os galhos, geralmente as árvores jovens têm seus galhos direcionados para cima, as mais velhas têm seus galhos já meio arriados, isso pode ser observado facilmente na natureza, aliás essa onservação é muito importante para que o bonsaísta deixe sua planta o mais parecida possível com o exemplar adulto na natureza. Clique aqui para ver as outras técnicas de envelhecimento.

Observe na figura acima a diferença entre os galhos de uma árvore jovem e uma árvore mais velha, ao baixarmos os galhos do nosso bonsai, damos a êle essa aparência de mais idade.

Solo:
O solo do nosso bonsai também deve passar uma aparência de um solo antigo, envelhecido pelo tempo. Um recurso muito interessante é aplicarmos musgo na sua superfície, fica muito bonito, porém devemos tomar cuidado com o excesso, pois o musgo impermeabiliza o solo, dificultando e entrada da água nêle durante a rega (clique aqui para ver um artigo sobe como apicar o musgo), outra coisa que deve ser evitada é o uso de pedras maiores que 6 mm ou coloridas, além de esquentarem muito com o sol, as coloridas ainda dão uma aparência muito artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores